terça-feira, 16 de agosto de 2016

Coisas

Tenho medo do dia em que a tecnologia se vai sobrepor à interacção humana. O mundo terá então uma geração de idiotas ( Einstein ).

A Imaginação é muito mais importante do que o conhecimento ( Einstein ).

A história da arte é quase três vezes maior que a da escrita, e a relação entre os dois tipos de expressão surge nas primeiras formas de escrita, a hieroglífica, por egípcios.

Uma das maiores funções do artista é ajudar o profano a estruturar o seu universo cultural.

Segundo Lewis Mumford (filósofo, sociólogo e historiador americano), o Código de Hamurabi (posso citar também o Breviário de Alarico) nasceu da necessidade de combater a anarquia das populações que afluíam às cidades da Mesopotâmia.

Norbert Wiener (matemático americano ), face ao desenvolvimento da automação, previa que os perigos do computador poderiam vir a ser uma extensão especializada do cérebro humano.

Há cada vez mais uma dimensão nova, que é a dimensão cultural.

O binómio de Newton é tão belo como a Vénus de Milo, dizia Álvaro de Campos.

As ideias dos economistas e as dos filósofos políticos, tanto quando são correctas como quando são erradas, são sempre mais poderosas do que comummente se julga. Os homens práticos, que se julgam bastante imunes a qualquer influência intelectual, são normalmente escravos de algum defunto economista, dizia Keynes.

Seja curioso, interessante e interessado, não aceite reduzir o mundo ao seu pequeno mundo. Ocupe os seus tempos livres dedicando-se seja ao que for: filosofia, história, culinária, religião, arte, desporto, psicologia, xadrez e aprenda mais sobre si próprio e sobre o mundo que o rodeia, e em que vive. Procure ser cada vez mais uma pessoa interessante e que prenda a atenção dos outros, no interesse pelo que diz e como pensa.
Não se restrinja a saber tudo apenas sobre a liga dos campeões, ou sobre a nova direcção de um qualquer clube. Não digo que não saiba nada, mas não se fique por aí. Mantenha a sua cabeça a trabalhar, porque ela não tem horário de trabalho. Interesse-se por qualquer coisa, porque qualquer coisa também é já alguma coisa. (numa aula).

Envelhecer é compreender o que os mais novos apenas sabem fazer, ou se se quiser, sabem viver. É a eterna diferença que se deve estabelecer entre saber e sabedoria. Porque saber é um acumular de conhecimentos, enquanto sabedoria é saber o que fazer com aquilo que se sabe.
E nunca se deve esquecer que envelhecer é saber ter pressa devagar. (numa aula).



Sem comentários: