domingo, 3 de julho de 2016

Dom Juan

O homem de muitas mulheres é um homossexual disfarçado. No fundo é incapaz de encontrar a mulher que dentro de si está e o completa. O homossexual que procura muitos outros homens, numa insatisfação incansável e neurótica, procura o homem que de uma forma também neurótica é ele mesmo, e que rejeita encontrar dentro de si, com medo de se encontrar. E sendo mesmo incapaz de viver uma relação, seja ela qual for, que o conflitua, primeiro consigo mesmo e depois com os outros, o que no entanto não é de todo definidora de género. De outro modo é a confusão de sentimentos e de sentidos, é a própria confusão da razão e do racionalismo enquanto sentimento de si.
Albert Camus diz num ensaio que o Dom Juan é um impotente mascarado de gozador. Pode ter tido, de facto, as tais duas mil e tal mulheres, mas nunca ficou com nenhuma, e morreu sozinho.
O homem, na maior parte das vezes, tem medo de ser si mesmo, tem medo de ser toda a herança genética que contem em si, e esse medo torna-o muitas vezes agressivo e intolerante.

Sem comentários: