domingo, 10 de julho de 2011

Relendo e retendo

Tenho andado a reler alguns escritores franceses do século XIX, e vou-me lembrando de que quando os li pela primeira vez, era pouco mais que um adolescente, inquieto e ávido de tudo. Hoje continuo inquieto embora já não tenha nada de adolescente e os anos me tenham secado a pouco e pouco, a avidez.
Desses autores todos, continuo a ter um especial carinho pelo Guy de Maupassant e do "Bel Ami", até porque no fundo, como ele, também eu tive uma juventude aventureira, e nalguns casos, e como diz o poeta, "teria vergonha de a contar seja a quem for"; pelo Honoré de Balzac, com o "Père Goriot" mas sobretudo com "A Comédia Humana", que eu próprio tenho vindo a viver há tanto tempo, rindo-me de tudo e até de mim; de Victor Hugo e a sua inultrapassável obra "Os Miseráveis", turba multa de quem desde sempre tento libertar-me, mas que infelizmente continuo a ver pulular à minha volta, na sua mediocridade e pequenez de espírito; o Émile Zola, com a "Therese Raquin" ou o célebre e corajoso "J'accuse", com que contra tudo e todos defendeu a capitão Dreyfus do farisaísmo hipócrita daquela sociedade, que afinal continua a ser esta em que vivo, e que erradamente, tantas vezes me dá uma ilusória liberdade de me pôr também a acusá-la, esquecendo-me que sempre que lhe aponto o dedo acusador tenho outros três dedos virados para mim; e por fim o Gustave Flaubert, com a "Educação Sentimental" onde diz que "nada é mais humilhante do que ver os tolos a vencer naquilo em que nós fracassamos", o que me faz pensar em tantas coisa por que já passei e de que saí vencido, ou ainda com a espantosa "Madame Bovary", de que me lembro sempre que me sinto traído e do que se diz que ele terá dito à hora da morte "morro, mas essa puta da Bovary vai continuar a andar por aí". E anda, a verdade é que anda, enquanto continuo a ler e a reler tantos livros dizendo para mim como S. Tomás de Aquino, "timeo hominem unius libri" receando de facto, e no seu duplo sentido, o homem que só leu um livro.

Sem comentários: