sábado, 18 de outubro de 2008

PARA O MIGUEL DO PAI

Meu querido e adorado Miguel. 

Estava para aqui a pensar na Vida, e nos Homens que tantas vezes não a sabem viver. E a questão põe-se-me: porque será? E lembrei-me de um provérbio chinês que diz mais ou menos isto: "ser homem é fácil, basta ter-se nascido homem; ser Um Homem é muito mais difícil"!
É isso! a maioria dos homens não são mais do que uns legumes, ou uma outra espécie qualquer dessa flora que vais encontrar durante o percurso que vais fazer, entre duas terras com usos, costumes, línguas, maneiras de ser e de estar tão diferentes, separados por essa fronteira que se chama Canal da Mancha, e que se por um lado os separa, por outro lado os une. Como qualquer fronteira. 
E isto porque há que ver sempre a outra face da moeda. Se por um lado vais ter que lutar contra o cansaço e o frio, por outro lado vais ter o prazer de fazer o que outros gostariam de fazer mas a isso não se aventuram, ou sentires o calor interior de te saberes a ultrapassar as tuas próprias forças, de te venceres a ti mesmo e ir com aquela "vontade que te amarra ao leme", de que também fala o Pessoa. Vais ter dificuldades, claro que vais ter, se calhar até vais ter a tentação de parar. É humano!
Mas tu meu adorado Filho, és da estirpe daqueles que conseguiram ser grandes e vencer.
E voltando ao Pessoa "o que basta acaba onde basta e onde acaba , não basta". O General Pereira d'Eça, uns dos ídolos da minha juventude, quando no princípio do século vinte se viu quase perdido, nas campanhas dos Dembos, no Norte de Angola, perante não só a desporporção de forças, como a doença e o mau tempo, chamou à sua tenda o seu Estado Maior. Quando todos esperavam um qualquer discurso arrebatado ele apenas lhes disse: "meus senhores, chamei-os aqui para lhes comunicar que bani do meu dicionário a palavra dificuldade. Podem retirar-se". E venceram, escrevendo mais uma página da nossa gloriosa História.
E também eu, quando estive na Guerra em Moçambique me alimentei, entre outras coisas, de uma frase que por lá tinha sido posta a circular: "Herói é aquele que aguenta mais um minuto". Penso que esta frase é de André Malraux, que foi herói na guerra e depois ministro da cultura de De Gaule.
Já és meu Herói, Miguel, mas já agora, aguenta lá mais um minuto!
Meu querido e adorado Filho, como dizia um grego, Píndaro, nas suas Odes "não aspires ao absoluto, mas esgota as fronteiras do possível". E o teu possível é muito, sobretudo se o compararmos com o tão pouco de tantos que a toda a hora nos rodeiam.
Sê tu, meu Filho, nessa luta que vais travar com o mar imenso, como se não fosses mais que aquele rapazinho, o David, que apenas com uma funda derrotou o imenso e feroz Golias.
A humildade é o que mais força te vai dar para ires em frente e só parar do outro lado da Mancha, do outro lado de ti, neste desafio que fazes, mais do que ao mar, mas a ti próprio meu Filho. E lembra-te que ser humilde é ser terra e ser homem, e seres Tu, como te sei e te sinto. E, por companhia leva Deus. Dentro de ti, e nesse horizonte que não vês, mas onde Ele lá está à tua espera.
Vou-te escrevendo, nesta forma de te ir fazendo companhia, nesta cavaqueira que só tem quem se ama de verdade.
Um beijo tão grande como esse teu sonho
Pai

Sem comentários: