sábado, 18 de outubro de 2008

Obrigado Pai pela companhia e boa cavaqueira.

(Mais uma mensagem do meu pai, que, na sua necessidade de escrever me tem vindo a dar imensa força e me vai contando histórias como sempre fez e me habituei ao longo destes 33 anos)


Meu adorado Miguel

Mais uma cavaqueira. Hoje fiquei abismado quando li que a percentagem dos que conseguiam fazer a travessia da Mancha andava pelos 10%. E dei comigo a pensar - este meu vício de pensar - que é de facto extraordinário ter um Filho que se propõe fazer uma coisa desta dimensão. Fico num misto de admirado e orgulhoso. No bom sentido.

Ainda bem que Deus me deu Filhos que pensam grande, e tu, meu querido Miguel que não só pensas grande como pensas Mais. Acredita em ti e atira-te, para vencer. Estamos rodeados de gente que pensa curto, que pensa pouco. Que é pouco. E de facto esta vida é demasiado curta para ser pequena.
E tu meu Filho não te contentas com uma vida pequena, queres Mais.

Como sabes, o Pai quando era pequeno viveu em Gôa, com os Avós, e quando lá estava houve a coincidência de haver uma festa, cuja periodicidade era de dez em dez anos, tantas as horas que pensas levar, a levar o teu sonho por diante. Mas já estava a divagar; é que essa festa era para celebrar S. Francisco Xavier, o Apóstolo das Índias, o Apóstolo dos Gentius, que ainda hoje é venerado por gente das mais variadas etnias e religiões. Porque para essa gente do Oriente, ele era mais do que um padre Católico: ele era, sobretudo, um Homem. Ora sabes qual era a divisa dele? simples: Mais! Mais! Mais!
Ele era de uma família de Navarra e como tu também tens uma costela de Navarra, nos teus antepassados, até posso pensar que é por isso que se calhar a tua divisa também tem sido, de certo modo, Mais! Mais! Mais!.
E até parece que o número dez começa a ser para ti, simbólico, pois este Homem, quando foi chamado por Deus, tinha 46 anos. Ora 4 e 6 são dez. Outra vez o número dez que será o teu número da sorte para que o Poseidon, ou Posídon de que alguém já te falou para o teu blog, resolva acalmar o mar para que as condições te ajudem. E mais, 10 noves fora, é igual a 1. E a verdade é que vais sòzinho a nadar as tuas dez horas.
E ele era irmão de Zeus, o rei dos reis. E a verdade é que, dizem as lendas, quando ele surgia no seu carro doirado, com cavalos brancos com cascos de bronze e crinas de oiro, as tempestades amainavam.

Mas o nosso Deus não usa destes carros, nem é dado a estas fantasias. Será tão somente o teu guia, aquele que, quando mais por ele te sentires menos apoiado, é com certeza quando ele te pega ao colo e dá por ti as braçadas.

Acredita meu querido Filho que vais conseguir chegar ao outro lado. Porque o outro lado és sempre TU, nessa tua fome de seres e de te afirmares pela diferença, de não andares pela mediocridade, mas pela procura da excelência.

Dorme bem e sonha com esse mar, donde no fundo vieste, quando a Mãe te gerava no lago que trazia dentro dela para que tu respirasses e um dia nascesses.
O Mar não te é estranho. Nasceste nele e dele. E se eu e a Mãe chorámos quando te vimos nascer desse mar interior, numa alegria imensa, vamos de novo chorar a alegria de te ver sair desse outro mar, algures em França.

Um beijo do tamanho desses mares.

Pai

Sem comentários: