segunda-feira, 27 de junho de 2016

A Pessoa

A Pessoa deverá aprender não só a saber fazer, como a fazer  saber, para então chegar ao saber saber, desenvolvendo e marcando a diferença entre saber e sabedoria, pois enquanto o saber se reduz a um acumular de conhecimentos vários, a sabedoria é saber o que fazer com aquilo que se sabe. Ora é com o amadurecimento que a idade nos dá, que se podem ir dando estes passos, e que se pode ser sábio e não apenas sabedor. Os países que apostaram na educação sobressaem em relação aos outros, porque atingiram uma forma de ser e de estar muito mais rica, porque as pessoas passaram a ter nelas um património cuja continuidade assenta numa gestão desse conhecimento para que dele possa surgir mais criatividade, mais desenvolvimento e envolvimento na vida no seu todo.

Continuação

Educar uma criança ou um adolescente é uma tarefa rica, talvez difícil e desafiadora em muitos aspectos, mas também fácil, porque no fundo o importante é conseguir despoletar nela, apenas o que nela está já em potência, e só à espera de um toque de Midas, para desabrochar e entrar em processo de actualização. É um acto de descoberta mútua, na relação que para isso é necessário haver entre o professor e o aluno. Fazê-lo ter vontade, necessidade, de encontrar procurando e se se conseguir, para que a relação seja mais rica, que o mestre se torne discípulo e o discípulo mestre.

Educar

Educar (educere), tem como definição , numa tradução livre, "levar a criança pela mão", leva a que o educador deverá ser um despertador de sensações e de emoções na criança, um facilitador dos seus processos de desenvolvimento pessoal e de actualizações de potencialidades. Daí, eu como psicoterapeuta, defender há muitos anos a introdução da disciplina/experiência de psicoterapia nas escolas. Se se tem que aprender português, inglês, computação, matemática, história, etc., não me faz qualquer sentido não promover a aprendizagem sobre si mesmo e sobre a relação com o outro e com o mundo que o rodeia. Através de Grupos de Encontro de Comunicação Interpessoal, poder-se-ia facilitar a aprendizagem da criança de como ser melhor, mais, de como melhor encontrar o seu espaço interior e o seu espaço resultante da relação com o outro e com o mundo.